quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Para depois

se eu pudesse, se eu tivesse que dar um conselho para alguém que fosse iniciar sua vida, se eu pudesse soprar no ouvido de uma criança de colo algumas palavras que ela seguiria ouvindo para sempre, de um modo inconsciente, eu diria que a única coisa que ela deve aprender em toda a sua trajetória nesse planeta grande e pequeno é esperar. ela vai esperar muito. vai esperar até poder sentir os pés pequenos caminharem sozinhos pelo carpete seguro de casa, depois pela areia calma da praia. vai esperar crescer para ver que as coisas não são tão fáceis quanto na tv. vai esperar em intermináveis filas, horas de chá de cadeiras, horas atrás de contratos para um novo estágio. às vezes vai esperar sem saber que está esperando, vai esperar até realmente conhecer uma pessoa. vai esperar depois até que o sentimento passe, e que surja outra pessoa. vai esperar até aquela aula acabar para poder almoçar com os amigos no restaurante mais próximo e mais barato, vai esperar a pessoa certa, o momento certo para dizer uma frase, vai esperar pelo amigo, vai esperar fazer dezoito anos. depois vai esperar que o sentimento não passe, ou que fique mais forte. vai esperar o jogo de futebol, vai esperar que o seu cachorro não morra devido a doença do estômago. vai esperar. o espírito da pessoa é mais composto pelo tempo que ela espera corretamente do que o tempo que ela age insuficientemente. se eu pudesse dar um conselho para quem está começando a vida agora, eu diria no ouvido bem baixo, porque é meu segredo: “a espera, só a espera correta, faz a gente ver que viver a vida é melhor do que sonhar”.

Um comentário:

Leila Ghiorzi disse...

Putz, perfeito como sempre!
É por isso que gosto de vir aqui. ;)