sábado, 11 de julho de 2009

Do céu para a terra

É bonito quando o sol bate no céu e as nuvens formam quase que um oceano meio branco, meio azulado. O comissário, ou o piloto, informa a quantos pés de altura o avião se encontra. E eu não estou com medo. Também não tenho nenhuma mão para segurar se estivesse com medo, como diria Belchior. Mas tudo bem, o céu me acalmou. Decolar é como deixar tudo para trás, o que se segue depois é a tranquilidade rasa e plana sob as nuvens brancas cheias de diferentes formatos. Lá embaixo as casas pequenas, o verde menos verde, tudo menos, tudo bem menos do que antes.

O tempo passa muito rápido dentro de um avião.

Pousar é como acordar. Despertar para uma nova realidade, um plano diferente. Kafka já dizia que despertar é a parte mais importante do dia. Eu digo que despertar no momento certo pode mudar toda uma vida. O decréscimo da pressão no ouvido é um indicador de que o chão está perto novamente. Os pés, depois de algum tempo, sempre anseiam por terra.

O vôo foi rápido, calmo, sem nenhuma turbulência. Em cerca de uma hora ele pousava no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, cidade vizinha de Curitiba no Paraná. Como fui parar lá? É outra história e não interessa para todo mundo. Fui porque surgiu a oportunidade e embarquei nela. De câmera, gravador e todas essas coisas que a gente tem que carregar.

Estava ansioso por toda uma nova cidade para explorar, o que aquelas ruas não me trariam? Que cenas eu presenciaria? O que de bonito e de feio tem na cidade?

A primeira coisa que conheci foi o hotel, mas fiquei pouco tempo, logo pus os pés na rua. O centro da cidade. A rua XV de Novembro. Era domingo e o centro obviamente estava vazio, mas já era possível ver uma qualidade que me chamaria a atenção, a limpeza e a organização das ruas.


Esses pisos em forma de lajota cinza com algumas marcas me lembraram algumas ruas do centro de Porto Alegre. Mas foi só isso. Porto Alegre era outra cidade e não deveria ser lembrada no momento. Curitiba e tudo o que ela poderia proporcionar sim. De tarde começaria a tour de verdade, onde os principais locais da cidade estariam aqui perto de mim. Não tão longe quanto, quando eu me encontrava no céu.

Um comentário:

Julianne Maia disse...

Que lugar bonito e que fotos bonitas! Um amigo meu ta se mudando pra lá, foi ontem. Parece que ele nem vai sentir falta de Porto, com essas ruas limpas ae :P

Beijos!