sexta-feira, 19 de março de 2010

Drapetomania

Tenho pensado demais em manias e no modo como elas me enquadram em uma espécie de categoria da qual às vezes tenho orgulho em adentrar. Às vezes, porque manias podem ser chatas e preocupantes (caso você tenha TOC e desligue a luz 17 vezes antes de sair de um recinto, porque acha que a sua família morrerá se não fizer isso, procure um médico agora). Tenho algumas manias esdrúxulas que revelei há poucas pessoas na minha vida e não vou ficar aqui contando no blog, porque para frisar novamente, esse não é um blog de desabafo – ainda bem. Ao invés de ficar chorando pitangas sobre as minhas poucas manias, prefiro refletir sobre o que elas indicam.


Claro, as manias, em minha concepção, nada mais tratam do que atenuantes. Uma forma de preencher algo que falta a pessoa. Não necessariamente algo físico, mas talvez sensorial, quase como se inventássemos utilidades para coisas que não tem nenhuma utilidade. Para fornecer melhor compreensão ao leitor, trago um exemplo próprio (só para vocês acharem que não sou chato o suficiente, vou me expor um pouco): mexer no cabelo. Essa é uma das minhas manias mais simples e que criei, quando tinha o cabelo mais comprido lá pelos idos de 2004, 2005. Como sou meio tímido, levo a mão involuntariamente ao cabelo em situações em que fico também involuntariamente desconfortável. É uma resposta que o meu corpo encontrou à timidez. Quando estou completamente a vontade não mexo no cabelo.


E é a partir dessas pequenas coisas que a gente vai se descobrindo também. Talvez quando você conseguir se despir de todas as suas manias, você tenha encontrado alguém especial, ou alguma situação especial.


Outras manias estão ligadas a segurança, e a uma coisa muito interessante chamada regra própria. Apostar consigo é um jogo que venho experimentando há certo tempo e que vem dando certo. Pode virar uma mania também, como é o meu caso. Todo mês aposto que farei 12 números de postagens aqui no Contagens. Me impus essa meta e levei adiante. Virou uma mania também, uma bela mania de escrever. Com certeza a minha maior mania.


Em tempo: Drapetomania, mania de andar sem destino. Ops, mais uma revelação. Droga.

Nenhum comentário: