quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Top 5 - Óculos e os músicos

O Top desse mês traz os cinco artistas também conhecidos pelos seus óculos. Pelas suas armações, as lentes e como elas influenciaram a moda e consequentemente a vida de muitas pessoas por aí. Foi então:



5 – Elton John





O cantor britânico é um exemplo de como os óculos se modificam conforme a mudança de época e de atitude. Na década de setenta e oitenta, Elton usava grandes óculos, sempre pomposos e bastante ilustrativos – chegavam até a roubar a cena às vezes. Agora, mais sossegado, os óculos estão mais tímidos, mais normais, com formato retangular deitado, mas ainda coloridos.



4 – Bono Vox



Lá pelos idos dos anos oitenta, quando o U2 começou a despontar Bono Vox ainda não utilizava óculos – o que hoje em dia é a sua marca registrada. A armação da Emporio Armani é desejada por vários fãs da banda, ou outras pessoas que tenham mau gosto...Sinceramente, não vejo grande coisa nesse tipo de óculos e não sei por que razão Bono decidiu adotá-los como visual. Mas a verdade é que atualmente não dá para imaginar o vocalista sem utilizar esse acessório. No mínimo, ficaria estranho.


3 Buddy Holly

Buddy Holly não era bonito como o seu rival Elvis Presley, na realidade ele foi o primeiro no rock a não ser necessariamente bonito. Na verdade ele era um pouco nerd, tinha dentes feios e usava óculos. E que óculos. Com a armação grande, linhas direitas e aros escuros Buddy era jovem mas com ar de senhor. O cantor e guitarrista teve uma participação indiscutível na popularização e valorização do Rock’n roll, influenciando muita gente. Mesmo morrendo tão jovem, ele realizou muito – e admiro profundamente isso. O vocalista do Weezer, River Cuomo, é quase um sósia do cantor, prova de que os óculos de Buddy fizeram muita cria por aí.

2 – John Lennon


A armação redonda tão utilizada por Lennon virou ícone de uma geração contestadora. Ele começou a utilizar o modelo após ter saído dos Beatles, e com esse novo artifício acabou influenciando a moda dos anos 70. A armação pertencia a um produtor de TV japonês, que trabalhou como tradutor na época em que os Beatles se apresentaram em Tóquio. Quando Lennon foi assassinado, o produtor retirou as lentes, representando luto. De acordo com a tradição japonesa, só assim o ex-Beatle poderia ver após a morte.


1 – Bob Dylan


O cantor americano imortalizou o modelo Wayfarer, lançado pela Ray-Ban em 1952 e um dos primeiros feitos de plástico. Dylan sempre foi fiel à armação escura, que combina bastante com sua personalidade fechada. Graças ao astro, o acessório tornou-se objeto de desejo para milhares de fãs e é peça comum do visual folk e rock n’roll. Atualmente os mods, indies e outras estirpes adotaram o visual. As cores também variam bastante, indo do branco até o verde limão.

2 comentários:

Camila Bazzo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila Bazzo disse...

Uui, sinceramente também, não sou muito fã dos óculos do Bono. Os outros todos são ótimos, maas acho os do Elton John, de antigamente, os melhores :D