domingo, 31 de janeiro de 2010

Crônicas de um repórter novato - parte XIII

Na crônica anterior escrevi que essa coluna sairia do Contagens para outro blog, mas pensando melhor resolvi mantê-la aqui. Fiz isso porque a Crônica de um Repórter Novato é um momento único nesse espaço no qual posso refletir sobre a minha relação com o jornalismo, meus pensamentos, surpresas e medos.


É verdade.


Esse mês aprendi como o jornalismo realmente é, em sua essência, um trabalho em conjunto. Apesar de muito da nossa função como jornalista depender de afazeres individuais, principalmente quem trabalha no impresso, ele só funciona para valer na coletividade. Claro, você precisa de fotos para ilustrar a matéria, você precisa ouvir conselhos dos colegas, do editor. Pode até pensar na diagramação para dar um diferencial para a sua matéria.


Digo isso porque escrevi uma matéria sobre o show do Metallica e queria algo diferente no desenho da página a fim de deixá-la mais atraente aos olhos do leitor. Então resolvi conversar com o editor, trocar algumas ideias do que poderia ser, nisso a subeditora também já deu mais sugestões. Acabamos levando esse pequeno brainstorm para uma diagramadora com vontade de fazer algo diferente e que sabia lidar com certos programas de imagem e ela trouxe mais ideias. Enfim, acabou nascendo uma página bem legal, com a união de ideias e a vontade de fazer algo diferente.


Agora em janeiro também escrevi a minha primeira matéria em dupla para o jornal, outra experiência que se revelou uma grata surpresa. Uma vez que a ouvir e escutar a opinião alheia é um tremendo aprendizado, e é interessante como as ideias se moldam e são tranformadas por outras pessoas, gerando um novo trabalho que pode ser dignamente intitulado que foi feito em conjunto.



Nenhum comentário: