quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Crônicas de um repórter novato - parte XII

Um ano se passou desde que comecei a escrever essa “coluna” dentro do Contagens e muita coisa aconteceu na minha vida profissional, acadêmica e conseqüentemente no modo como eu vejo o jornalismo. Cada vez mais me encontro imerso nessa profissão gostando principalmente do trabalho de apuração. ,

Talvez devido ao desafio que o jornalismo nos propõe quase que diariamente. Sugerir a pauta, ir atrás da fonte, conseguir entrevista, escrever a matéria, tudo às vezes em apenas um dia. É verdade. Aprendi isso trabalhando agora em um jornal diário, minha primeira experiência mais profissional.

2009 começou com a minha saída do Jornal da Universidade, onde me encontrava desde julho de 2008. Encontrei ótimas pessoas lá e que realmente me ajudaram durante a minha passagem . Falo mais: o JU, como é carinhosamente conhecido, é fantástico porque ensina também a produzir com mais profundidade. Uma vez que a peridiocidade é mensal, tem-se mais tempo para trabalhar o texto, planejar as estruturas para atrair mais o leitor. Acredito até que poderia ser tratado como uma revista, apesar de o formato ser o de jornal.

Depois de me despedir do Jornal da Universidade, consegui uma bolsa de pesquisa em jornalismo cultural lá na Fabico, com a ótima professora Cida Golim. O tema da sua pesquisa era o jornal Diário Do Sul, exemplo de bom jornalismo cultural produzido aqui em Porto Alegre na década de oitenta. Ler os artigos, as monografias e as várias entrevistas que eles já haviam feito sobre o assunto só me empolgava a querer fazer um jornalismo cultural de qualidade. Por outro lado, percebi também que não seria um bom pesquisador, ou pelo menos não agora: prefiro tentar trabalhar nas redações primeiro.

Após sair da bolsa, fiquei um tempo parado, só estudando e então consegui um estágio na editoria de Cultura do Jornal do Comércio, na qual estou até agora. E gostando bastante como disse antes. Bom, vou me despedir dessa coluna, ela não fará mais parte do Contagens, agora será publicada a partir de fevereiro provavelmente em um novo blog que estou produzindo apenas sobre jornalismo, ele ainda está em construção, mas o endereço será esse aqui: www.gloriosojornalismo.blogspot.com

Espero que continuem me acompanhando nessa nova empreitada!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sentirei saudades... É a "coluna" tua que mais entendo... hehehe
Encontrou pessoas interessantes no JU, é?
Não sabia que tinha gostado tanto assim do Pedrinho... hahahaha