segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Top 5 - Melhores danças do cinema

Há muito tempo eu tinha vontade de fazer um top, muita gente acha idiota, mas eu adoro as discussões que esse tipo de sistema suscita. Fora que todo mundo tem uma lista favorita, né. Por isso que nesse mês estou inaugurando essa seção, intitulada Top 5, com algumas das melhores danças do cinema – pelo menos as que me marcaram.


5 – Cantando na Chuva


Cena clássica do filme com Gene Kelly. Onde ele canta e dança, fazendo uma coreografia altamente imitada depois. Homenageada até por Stanley Kubrick mais tarde no clássico Laranja Mecânica, outro puta filme. O que eu mais gosto dessa dança é o fato de ela ser muito singela, marca de um tipo de filme que não vimos mais nos cinemas. Fora que o Gene Kelley era um ótimo dançarino, como você pode conferir a seguir no vídeo:


4 – Pulp Fiction


É o momento do filme em que Tarantino homenageia a cultura pop dos anos cinquenta, com aquele cenário da lanchonete ambientada na época e a canção de Chuck Berry. A dança é quase uma autoparódia, principalmente porque John Travolta fez dois filmes musicais clássicos da década de setenta (Os Embalos de Sábado à Noite e Grease – nos tempos da Brilhantina). O casal Uma Thurman e Travolta convence, dançando como pessoas normais e ao mesmo tempo desligadas do mundo.


3 – Flashdance

Assisti à Flashdance por obrigação, realmente não queria ver o filme, mas acabei assistindo. Não gostei muito falando sinceramente, mas a música é boa e a dança melhor ainda. O filme foi inspirado na vida de Maureen Marder, uma mulher que trabalhava de dia como operária e de noite como dançarina em Toronto – ela queria entrar em uma prestigiosa escola de dança. Ela acabou assinando um contrato em que autorizava a Paramount Pictures a retratar sua vida no filme por apenas 2.300 dólares. Ou seja, acabou lucrando quase nada, pois o filme fez um sucesso estrondoso, fiquemos aqui com a sua dança:

2 – Os Embalos de Sábado à Noite

Filme símbolo da música disco dos anos setenta. O filme fez um sucesso estrondoso no Brasil, todo mundo queria ser Tony Manero, personagem interpretado por John Travolta. Dizem até que a gíria maneiro que significa legal, surgiu daí. Roupas, comportamento, dança. O personagem fazia sucesso com as mulheres não porque era valentão, ou porque tinha dinheiro, mas porque sabia dançar muito bem. E essa é a unidade do filme. Os Embalos te leva realmente para dentro de uma discoteca, com a música dos Bee Gees e as coreografias clássicas. Um filme que realmente marcou e que servirá de referências para várias décadas. Só NÃO assistam a continuação. Lamentável.

Fiquem com a minha dança favorita do filme:

1 – Perfume de Mulher

A genialidade de Al Pacino ainda não foi alcançada. Essa cena é uma daquelas que marcam o cinema, que faz o coração do espectador acelerar. Poucos atores conseguem interpretar um deficiente visual tão bem e ainda nos fazer acreditar que ele realmente sabe dançar o Tango. É elegante, suave, forte e desafiador. Só dá para parabenizar mesmo. Ah, lembrando que nesse mesmo filme o Coronel também dirige uma Ferrari. Dá-lhe!

4 comentários:

Mariana disse...

Concordo! Principalmente com os dois primeiros. Meu "TOP" também começa assim.

Nossa, esse post me fez lembrar de vários filmes! Lembrei agora do Dirty Dance. Só eu dançava na frente da tv quando passava na sessão da tarde?
http://www.youtube.com/watch?v=WpmILPAcRQo
Hehe, filme horrível. Mas bateu a nostalgia.

Ótima a idéia do Top. Vou aguardar os próximos!
beijos

rafaela masoni disse...

acho muito achado que faltou a clássica do Dirty Dancing!
(http://www.youtube.com/watch?v=qVNTPJKuVQg)

Pam disse...

tem gente dormindo no meu quarto e vou ter que deixar p rever as cenas (e ver algumas, nao vistas ainda) p outro dia..
mas lendo o texto e conhecendo a maioria dos itens do top tb fico com al pacino.. sem duvida..
o tango mto bem escolhido (tu sabe sobre o q trata a musika "por una cabeza"? se nao sabe nao procure.. acaba com o romantismo!), al pacino genial, enfim.. é a grande cena do filme.. adoooro!
e adorei a ideia do top 5, alem da gente ver diversas opinioes ainda entra em contato com grandes 'obras' q nao conhece!

muahh!

Leila Ghiorzi disse...

ai, que vonte de dançar!!
e de aprender tango tb!