sábado, 31 de outubro de 2009

Crônicas de um repórter novato - parte X

Será que o quanto mais subimos no Jornalismo mais chata fica a profissão? Quando nos tornamos editores a responsabilidade fica muito maior, além de você ter que participar de inúmeras reuniões, fechar a edição, muitas vezes trabalhar em fim-de-semanas e em feriados..e o mais chato de tudo: não escrever tanto quanto era repórter.


E isso é o que mais me atrapalha.


Já que eu entrei nessa profissão porque gostava de escrever (lembrando aqui novamente que não é o motivo certo para entrar no jornalismo, mas...). Não me vejo apenas como editor, cortando o texto dos outros, assassinando seus parágrafos, sangrando as letras, as idéias morrendo.


É meio exagerado, mas talvez por isso eu não me torne um bom editor. Ou não cortaria o texto do colega, ou acabaria reescrevendo todo, para assim poder exercer a escrita novamente.


Caberia a mim a função de repórter mesmo. Apurar uma matéria, escrevê-la da melhor forma possível, pensando na estrutura, no enfoque, nos objetivos e em sua essência. Depois o editor a revisaria, cortando alguns pedaços, assassinando certas partes do meu rebento.


Ou posso me tornar repórter e editor de mim mesmo. Com uma revista só feita por mim. Ou um site. Só comigo e comigo mesmo. Mas dessa forma eu que acabaria enlouquecendo - e me assassinando.


Ahá.

Nenhum comentário: