terça-feira, 29 de setembro de 2009

Crônicas de um repórter novato - parte IX

Agora será sempre assim.


Pelo menos até março.


Minhas horas têm sido parecidas com as horas do residente em clínica geral John Dorian (fotinho ao lado), personagem da série Scrubs. No episódio piloto, que mostrava o primeiro dia de J.D no hospital, ele chegou à conclusão de que não importasse o que fizesse, o hospital agora era a sua única certeza de presença constante. Fazendo um parâmetro com a situação, agora eu sei que a redação do jornal em que trabalho é também uma presença certa na minha vida – pelo menos, por enquanto.


Os jornais têm que sair, todos os dias. Por mais que eu não queira, ou não esteja com vontade, o trabalho precisa ser feito. É claro que não é no mesmo nível de dificuldade dos estagiários da medicina, mas a comparação é boa. Ambos hospitais e jornais não podem parar.


É engraçada toda a dificuldade inicial por qual passamos, até aprender alguns meandros. Na realidade, é necessário aprender a se virar sozinho. É claro que a presença de colega que nos auxiliem no aprendizado é fundamental, mas as verdadeiras ações devem partir de nós, estagiários. Seja de medicina, de jornalismo, de moda, de contabilidade.


Agora eu sei que a redação sempre vai estar lá, me esperando. Com os seus telefones tocando sem parar, com pessoas pedindo informações – que por muitas vezes eu ainda não sei dar –, ou com as suas dificuldades em conseguir pautas, fotos, entrevistas. Faz parte. Né. Ainda bem.

Nenhum comentário: