quinta-feira, 3 de setembro de 2009

As palavras certas - postagem temática


“Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido." – José Saramago


Não pretendo discutir aqui o valor da ferramenta Twitter como a ótima rede social que é. Acredito sim que se for bem utilizada sirva como um importante canal de comunicação entre, por exemplo, uma empresa e o seu público. Muito menos desejo criticar o seu enorme poder de transmissão de informação imediata entre amigos ou a sua grande possibilidade de compartilhar conteúdos interessantes.


Quero refletir sobre os limites que 140 caracteres fazem conosco.


Sobretudo na informação que desejamos utilizar ou demonstrar para alguém, pois ao mesmo tempo em que o espaço te limita, ele também nos força a ser mais criativo, explico. Pedindo auxílio ao Drummond, roubo uma de suas frases clássicas para melhorar meu texto: “escrever é cortar palavras”. Acredito que o Twitter, para as pessoas que gostam da arte literária, é uma ótima maneira de descartas as palavras erradas. Discordo de Saramago no sentido de quê não acredito que twittar seja algo retrógrado e que voltaremos aos grunhidos, ou a ignorância. A Internet pode estar nos deixando mais “robotizados”, mas não mais ignorantes. 140 caracteres podem dizer muita coisa, depende só das palavras que você escolher e do modo como vai utilizá-las. Não se perde a sintaxe ao se levar um discurso para o twitter. A questão é ser objetivo, mas não chato.


Não ficaremos pior escrevendo com pouco espaço.


Não vamos descer de degrau a degrau, pelo menos não até os grunhidos.


post vinculado ao Blogsintonizados , participe você também!


Sugestão de tema: dinheiro

2 comentários:

Vinicius disse...

Alego que, Rafael Glória, está apto a gozar de todos os direitos, referente ao produto Twitter, visto que, sua capacidade de entendimento e discernimento sobre a relação mútua entre sujeito e ambiente (real/virtual), bem como, capacidade intelectual para diferenciá-las e utiliza-las da melhor forma possível. Evidenciados através de suas argumentações e refletividade.

Desta forma afirmo que Rafael Glória, está autorizado a acessar o Twitter, sem restrições.

Vinicius da Rocha Barros
Pensamentos Avulsos

Pam disse...

mas seguinte.. 140 permitem mais informaçao..
okay
mas informaçao nao eh conhecimento
assim como conhecimento nao eh sabedoria
temos tudo em abundancia, informaçao inclusive.. mas nao temos tempo.
com tanto bombardeamento, nao se promove o tempo p reflexao, p internalizaçao, p transformaçao de informaçao em conhecimento.
nao se precisa de tantos links assim.. mas precisa-se de mais insight.
vou ver se escrevo o post mesmo pós data.. e bato em cima dessa tecla
;)

muahh!