segunda-feira, 30 de março de 2009

Crônicas de um repórter novato - parte III

Que se foda o diploma. Ando lendo vários tipos de argumentos e não sei mais qual é a minha opinião. Sei que a votação pela obrigatoriedade ou não do canudo será quarta feira agora, no dia primeiro de abril. Dia dos bobos. Engraçado, não? Muito engraçado, principalmente se a obrigatoriedade cair, poderemos soltar várias piadas com relação ao tema. Pois é assim que acaba a maioria das discussões no Brasil, em piada. Aposto que essa votação não dará em nada, e será mais uma vez adiada, ou qualquer uma dessas burocracias. Ninguém nunca faz porra nenhuma a respeito mesmo.

A vida é irônica.

Ou vai dizer que vocês não sabem que a exigência de curso superior para jornalistas é uma criação da ditadura? Pois é, na época qualquer pessoa poderia emitir seu jornalzinho, escrever qualquer coisa, o que deixava os militares irritados. Para se livrar da esquerdalha militante, ou constranger aqueles jornalistas que não tinham diploma e que em sua grande maioria eram opositores do regime militar eles resolveram baixar o decreto-lei 972/69, que regulamenta a profissão do jornalista.

É realmente de se matar de rir.

O que eu não acho correto é ver historiadores escrevendo sobre guerras, ou almejando fazer reportagens sobre temas políticos, assim como economistas querendo falar sobre como anda a bolsa de valores com o seu jargão de economista, ou qualquer outra pessoa de qualquer outra faculdade querendo fazer uma mediação, mas não se livrando dos seus problemas técnicos. Isso não é o trabalho deles. Eles não pensariam no leitor, pensariam como os acadêmicos chatos e enrugados que – em sua grande maioria – são.

É o maior ponto negativo que me vem a cabeça.

No mais, qualquer um pode escrever uma notícia depois de treinar bastante, fazer um curso técnico. Um ator pode virar um repórter? O fantástico já não faz isso toda semana? Daqui a pouco todas as pessoas do Brasil serão jornalistas, e poderemos trocar informações melhor, o diploma talvez caia mesmo. Seremos todos pessoas bem informadas, super cool, super fashion.


Atualizado dia 10/04: Acabou em pizza mesmo.

Nenhum comentário: