domingo, 26 de abril de 2009

Crônicas de um repórter novato - parte IV

Nessa semana fiz duas entrevistas para estágio. Uma delas é para uma bolsa de pesquisa em jornalismo cultural na Fabico (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS), onde estudo. A segunda é numa empresa que faz publicações para o setor empresarial e afins. A primeira entrevista foi na faculdade, quarta feira com a minha professora de Radiojornalismo, que me explicou a situação: seriam apenas três meses, pois a pesquisa já está chegando ao final. O objeto de estudo é um jornal com uma proposta cultural que durou cerca de dois anos na década de oitenta. Achei interessante, pois gosto dessa área, mas pareceu-me meio desestimulador o que eu faria. Seriam coisas mais maquinais como degravar uma entrevista, a parte de reuniões e esclarecimentos da pesquisa já estava completamente fechada.

Por outro lado, a segunda entrevista foi mais estimuladora, gostei do clima do lugar e a conversa foi descontraída e verdadeira. Consegui me expressar bem em boa parte do colóquio, pelo menos. Não achei nada forçado, elas disseram o que queriam, e eu disse como eu era. Não me interesso pelo mundo empresarial, mas gostaria de aprender e entender mais. Corria tudo bem, até me darem uma folha com algumas respostas para preencher, tranqüilo, legal, é o certo a se fazer. Mas por que perguntar o nome de políticos? Não vejo nenhuma utilidade em decorar essas superficialidades. Deputado estadual? Ministro do não-sei-o-quê? Eles sabem o meu nome por acaso?

Claro que não.

E isso já aconteceu em outros lugares em que se faz algum teste para ser selecionado. Conhecimento inútil, eu penso. Quando eu tiver a minha firma, nunca irei fazer isso, prefiro perguntar coisas mais interessantes, como opiniões sobre algum assunto importante ou coisas do tipo. Jornalismo é engraçado.

4 comentários:

Carolete disse...

Tá, mas e no final das contas, tu sabia algum nome? É bom saber essas coisas, Gloria. Às vezes, pouco ajuda, mas também não atrapalha... Vai avisar o resultado?

Julianne Maia disse...

Na seleção da Band é um questionário de 40 perguntas, onde 30 delas envolviam nome de políticos. Haha. É importante, mas às vezes não tem nada a ver com o que a empresa quer. Saber de política para eles deve ser sinônimo de estar bem-informado.

Rafael Gloria disse...

total perda de tempoooo
=P

Camila. disse...

Gloria e seu ar irreverente :D

adorooo!