quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como ser um bom mentiroso

Senta lá, Onofre. Senta lá e pega o seu caderno de anotações. Agora você vai entender como ser um bom mentiroso. Na realidade, meu jovem, é muito simples. Há aquela máxima que para ser um bom mentiroso você precisa acreditar na mentira que está contando. Então apenas ter fé na sua mentira é o suficiente? Não, apenas isso não basta. Também é preciso transmitir a mentira de um modo convincente. E, ao fazê-lo, não seja exagerado, não atue, ok? Você não é a porra de um ator. Apenas tente ser o mais natural possível, faça uma expressão mediana (leia-se de confuso, aborrecido) com o seu rosto, e nunca, mas nunca, abaixe os olhos. Seja firme como a mentira que você está contando.

Com certeza dará certo, Onofre. Veja aonde eu cheguei. Não pode duvidar do poder da mentira. Ou melhor, o poder de uma ideia. Uma mentira também é uma ideia, uma ideia que não pôde acontecer. E por ser algo que não aconteceu, uma mentira não pode ter uma grande história e envolver muitas pessoas. Não. Pense em uma mentira como uma pequena cena. Uma sketch. Pode se contar várias mentiras diferentes, mas nunca uma grande mentira. Essa é regra de ouro. Ok?

Olhe para mim, eu não estaria tão bem assim se não soubesse o que estou dizendo. Está anotando tudo? Anote tudo aí. Ah sim, contato físico: para mim sempre foi o mais difícil, como disse antes, nunca abaixe os olhos, nunca desvie o olhar. Na hora de apertar a mão seja confiante, mas não demonstre demais. Se suar, sorria. Ah sim, sempre sorria. Um sorriso confiante sempre abre as portas, as boas portas da mentira.

O problema da mentira é que ela é viciante. Tome muito cuidado nisso, ok? Muito mesmo. É uma droga para usar nos outros e não em si próprio. É muito importante que os outros acreditem em você, mas você não deve acreditar nas suas mentiras. O bom mentiroso segue esses pequenos códigos, ok? Uma mentira realmente boa, bem planejada, concisa e reta você pode ter certeza que ninguém vai querer estragar com uma verdade qualquer.

Não tenho muito tempo se não poderia te ajudar mais. Ok, Onofre?

Nenhum comentário: